Se expressar corretamente previne um mal maior!
- Bárbara Areias
- 2 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de jun. de 2020
post84 O que se valoriza é “a maneira certa de pensar” — tal como definida por aqueles que detém posições de hierarquia e autoridade. Somos ensinados a estar “direcionados aos outros”, em vez de em contato com nós mesmos. .
Para ajudar, aumentar sua capacidade de articular seus sentimentos e de descrever claramente um vocabulário que nos permita nomear ou identificar de forma clara e específica nossas emoções nos conecta mais facilmente uns com os outros.
.
Nosso repertório de palavras para rotular os outros costuma ser maior do que o vocabulário para descrever claramente nossos estados emocionais.
.
As emoções são capazes de mudar completamente as decisões das pessoas, o que impacta o cotidiano de todos nós.
.
Quanto maior for a distância psicológica que uma pessoa assumir de um fato ou atitude, menor será a emoção aplicada, tornando assim mais frio o processo. "O distanciamento evita o engajamento.”
.
Uma relação com proximidade emocional é capaz de promover esperança e estimular o esforço e o engajamento.
.
Na maior parte das vezes, as pessoas são governadas por emoções conhecidas como “processos quentes”. São sentimentos ou sensações que não se escolhem, e sobre os quais em geral não se tem controle, como fome, raiva, medo e desejo.
.
A emoção mais importante que governa as pessoas é a confiança. "Ela está na base das relações e há uma forte associação entre confiança e progresso". Ela pode garantir a prosperidade de um povo.
.
Mas de acordo com a pesquisa publicada na revista acadêmica Psychological Science, os estudos mostram frequentemente que os estímulos negativos têm maior influência no comportamento e na tomada de decisões das pessoas.
.
Há extremos nos quais não se pretende apenas exercer influência, mas também controlar uma pessoa. É então que são colocadas em prática formas de manipulação silenciosas.
.
Em quase todos os casos, recorre-se ao contágio ou provocação das emoções básicas como o medo, a culpa, a simpatia, a raiva etc. Exemplo.:
.
Os manipuladores são especialistas em semear MEDO nos outros, muitas vezes de forma imperceptível. Trata-se simplesmente de anunciar, sutilmente, perigos diante de certos comportamentos. Aparentemente estão apelando para a razão, mas no fundo eles só procuram condicioná-lo através do medo.
.
A CULPA origina uma sensação desagradável, porque basicamente confronta o indivíduo com um código de ética ou costumes que ele aceita e valoriza. Em outras palavras, o confronta consigo mesmo.
.
Às vezes a intenção não é realmente destacar suas virtudes, mas sim dobrar suas defesas e sua vontade, para que você seja mais manipulável. Aquele que te ELOGIA ganha sua boa disposição, mas muitas vezes não o faz com boas intenções.
.
O outro detecta fraquezas em suas convicções, ou em seu amor próprio, e tira proveito delas em seu benefício. As críticas negativas do que você faz ou diz, as ridicularizações ou as desqualificações são formas de manipulá-lo graças à INSEGURANÇA.
.
Despertar a COMPAIXÃO no outro, usar da Vitimização. Você acaba agindo como querem porque sente pena do outro, sem perceber que ficou preso em uma rede na qual estão controlando seu comportamento.
.
Todas essas formas de manipulação são prejudiciais tanto para você quanto para aqueles que as utilizam. Só dão origem a vínculos falsos e abusivos.
.
Ao nos permitirmos ser vulneráveis por expressarmos nossos sentimentos, ajudamos na prevenção e solução de conflitos.
.
post84
Comments