top of page

 

Trajetória

- FASE I

Meu primeiro contato com fotografia profissional foi em março de

1993, aos 17 anos, com a febre da época: o "Book da Glamour Photo

Estúdio". Era um tipo de book que, embora feito por profissionais e

com produção, não era reconhecido como material fotográfico pelo

mercado da moda.

 

O que aprendi com essa experiência me levou a praticar em casa com

a ajuda do meu irmão Herbert, que me fotografava em minhas várias

produções. Com isso, fui perdendo a timidez.

 

Com a separação dos meus pais, além de estudar, já trabalhava aos

17 anos no McDonald's recém-inaugurado na Saenz Peña.

 

Também fazia capoeira no Grajaú Tênis Clube quando o produtor

João Guedes (in memoriam), que estava abrindo uma turma do seu

curso de modelo e manequim ali, me convidou a participar de seu

concurso. Como uma das finalistas, ganhei uma bolsa no curso, que

teve a duração de quatro meses. Ele me apresentou ao fotógrafo

Luiz Afonso, que estava iniciando sua carreira no mercado da moda,

e assim consegui minha primeira permuta. Ele tinha o estúdio, a

maquiadora e a cabeleireira, e eu me encarregaria de me produzir.

 

Obtive minhas primeiras fotos profissionais de moda e passei a

integrar o portfólio de um fotógrafo desse mercado. Iniciei um curso

de teatro com o diretor Alexandre Mendonça (in memoriam), que me

preparou para lidar com a exposição ao público. Também passei a

fazer parte daquela companhia de teatro, realizando espetáculos e

performances teatrais.

 

Nesse meio tempo, fui inscrita pelo meu irmão em outro concurso, de maior visibilidade: o "Concurso da Maison Monique Evans", realizado no Norte Shopping. Foram mais de mil meninas inscritas, mas apenas trinta e três participariam da final, onde novos talentos seriam descobertos ao desfilar com profissionais. Mais uma vez finalista, recebi uma bolsa do Curso Profissionalizante da Monique Evans, que durou quatro meses. Nomes de peso, como a própria Monique Evans, Silvana Louro, Flávio Barrozo, Sueli Guerra e Maria da Conceição Resende Nery (mãe da Monique), foram meus professores. E, mesmo antes de finalizar o curso, comecei a trabalhar como manequim para a própria Maison e em desfiles de produtores independentes da época. Minha amiga e colega, Camila Balbi, que já fazia parte da melhor agência do Brasil na época, a Elite Model Management - John Casablancas, me levou a um de seus castings e me incentivou a participar. Foi então que, por intermédio da Top Fernanda Barbosa, em 1994, dei início a uma carreira profissional como modelo e manequim agenciada.

- FASE II

 

Foram quase três anos sendo agenciada, durante os quais tive a oportunidade de trabalhar e aprender como assistente de produção nos concursos "Elite Model Look", entre outros eventos da agência, que promoviam a Elite e suas "New Faces". Esses eventos eram produzidos pelo meu diretor nacional, Sergio Mattos, que foi um mestre e um grande amigo naquela época. Ele mesmo atualizou meu material fotográfico, e com essas fotos no meu book da Elite, já passava nos castings da agência. Além disso, ele providenciou uma sessão de fotos com um fotógrafo profissional e renomado, o recém-chegado ao Rio de Janeiro, Walmor de Oliveira, um fotógrafo de moda do sul do Brasil, através de uma permuta.

 

Em um desses eventos que produzimos na antiga boate “Resumo da Ópera”, eu coreografava as New Faces e também participava do desfile realizado. Foi então que um dos convidados do Serginho, um olheiro de uma grande agência, a "Louisa Models" da Alemanha, parceira da Elite no exterior, me contratou. Essa foi a minha viagem internacional, onde fui agenciada por 3 meses, morando na capital Munique, em um "apartamento de modelos". Com trabalhos em editoriais, outdoors, capas de revistas e como garota-propaganda, entre outros, consegui o necessário para ser considerada uma New Top.

 

Por conta da renovação do visto, voltei ao Brasil, indo direto para a cidade de São Paulo, onde aguardaria minha ida para a agência Elite de Nova Iorque. Fiquei em um dos “apartamentos de modelos da Elite", onde trabalhei e morei com nomes como Gisele Bündchen, Camila Balbi, Ana Furtado, Ira Barbieri, Cinthia Benini, Juliana Galvão, Fernanda Tavares, entre outras. Realizei os melhores e mais variados trabalhos durante três meses em São Paulo. Nestas idas e vindas ao Rio de Janeiro, nos finais de semana, para ver a família, tomei uma decisão que mudaria a direção da minha vida.

- FASE III

 

Retomei o relacionamento com meu primeiro namorado e, ao final de 1996, minha gravidez já era visível. Devido a isso, decidi deixar a Elite. Estava feliz com a ideia de ser mãe e me dediquei exclusivamente a isso. Em 1997, o Brendo nasceu, e em 1998 já voltei a trabalhar, não mais como modelo e manequim, mas através do Chef Écio Cordeiro de Mello, dono do restaurante e buffet "Four Seasons" e chefe do Gilberto, pai dos meus filhos, que me deu a oportunidade de aprender uma nova profissão no mercado gastronômico.

 

Continuei trabalhando em eventos, atuando como recepcionista, modelo-garçonete, bartender, e chegando a ser auxiliar administrativa. No entanto, em 1999, uma nova gravidez me afastou do trabalho. Com a chegada do Renzo, também ocorreu o término do meu relacionamento. Voltei rapidamente ao mercado de trabalho e fui contratada como monitora de um parque de diversões, o Parque da Mônica, onde trabalhei por 11 meses. Depois, atuei em um dos melhores restaurantes, o "Clube Gourmet", de José Hugo Celidônio, onde tive Waldeck Rocha como mentor no bar. Infelizmente, um pequeno acidente de trabalho impediu minha efetivação. Segui trabalhando para o "Four Seasons" em seus eventos e realizava trabalhos para agências de modelos como South Models, Ultra Agency, Agency Models, entre outras, nas funções de modelo, manequim, instrutora, scouter e booker. Também atuei em produtoras como a Empório Produções, Vírgula Produções, 2C Entretenimento, entre outras, desempenhando funções de produtora de moda, eventos e elenco, além de instrutora, coordenadora, entre outros papéis.
 

 

Entre oportunidades em regime CLT e conquistar meus próprios contratantes, agenciei colegas, produzi diversos tipos de eventos, montei meu curso/workshop, e abri uma franquia pessoal, complementando meu trabalho com aulas práticas de maquiagem. Essa minha Microempresa Individual de Consultoria de Imagem e Beleza me levou ao Marketing Digital, onde me especializei ao concluir o curso da Agência Like Marketing, da Rejane Toigo, chamado "Formação Social Media".

Há muitos anos venho compartilhando um resumo dos meus estudos e capacitações em meus canais de comunicação com o público. Espero contar com a sua atenção e, quem sabe, contribuir com novos conhecimentos à sua própria experiência. Atualmente, uni meu conhecimento e experiência às estratégias de marketing de conteúdo e venho oferecendo meu workshop "Marketing de Imagem e Conteúdo: Aprimore Sua Presença Online e Atraia Seu Público-Alvo", além de prestar serviços digitais.

 

  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic
bottom of page