Regulamento da vida a dois – post165
- Bárbara Areias
- 14 de out. de 2024
- 1 min de leitura

A teoria dos "Sete Anos" sugere que os relacionamentos passam por um ciclo de renovação a cada sete anos. Ela se baseia na ideia de que, a cada sete anos, as pessoas passam por grandes mudanças em suas vidas e em seus seres. Isso pode incluir mudanças físicas, emocionais, e até psicológicas, que afetam seus desejos, necessidades e prioridades.
.
No contexto de um relacionamento, essas mudanças podem ser desafiadoras, pois os parceiros podem descobrir que evoluíram de maneiras diferentes. Isso pode colocar o relacionamento à prova, exigindo adaptação e renegociação dos termos da convivência. É um período de transição em que os parceiros precisam redescobrir um ao outro e ajustar o relacionamento às novas realidades de cada um.
.
O conceito é inspirado em observações da biologia humana, sugerindo que nossas células se renovam a cada sete anos, e também pode ser ligado a fases de desenvolvimento psicológico e social. No entanto, é mais uma metáfora do que um princípio científico estrito.
.
Pensando nisso, separei dos meus estudos etapas que podem prevenir e até prolongar essa união:
Enumerar prioridades mensalmente e apresentá-las ao outro como forma de encontrar suas prioridades em comum e para que cada um saiba e aceite as individuais.
Colocar o outro em primeiro lugar, tanto nas prioridades do casal quanto nas individuais.
Definir um passo a passo: Com as prioridades enumeradas por ordem de importância, juntos, definir o passo a passo para avançar em prol da melhoria e estabilização de cada uma dessas prioridades. As metas individuais também terão seu tempo e dedicação, de ambos, para a sua evolução e satisfação.
Participação mútua em decisões: Concordar e prometer que todas as decisões, sejam elas referentes ao casal ou apenas a um dos dois, serão participadas, até a mais inocente ideia.
Seguir os mandamentos básicos de qualquer relacionamento:
Não mentir
Não trair
Não abandonar
Não omitir
Não amotinar
Integrar a vida a dois com a vida profissional: Mesmo que trabalhem em universos distintos, o objetivo é compartilhado, e essa construção deve ter a participação de ambos.
Aproveitar o tempo de qualidade: Não desperdiçar tempo com o que não acrescente às prioridades. Se necessário, encaixar uma nova vontade como outra prioridade, em comum ou individual, para que um tempo seja destinado a ela.
Apresentar novos contatos: Novos relacionamentos, sejam pessoais ou profissionais, não são amizades individuais em um relacionamento a dois. Qualquer novo contato ou aproximação deve ser apresentado ao outro para sua interpretação e aceitação, ou não.
Esclarecer diferenças rapidamente: Diferenças devem ser esclarecidas e acordadas o mais rapidamente possível. Uma vez chegado ao posicionamento em comum, deixar o assunto no passado e cumpri-lo no futuro.
Estudar sobre relacionamento: Com ou sem a presença do outro, estudar sobre como o outro ama e entender seu comportamento, além de estudar Inteligência Emocional, irá prepará-los para realizar tudo isso de forma mais leve e frutífera.
.
Aqui no meu blog, compartilho o que me inspira e me motiva a estudar mais sobre diversos temas. Espero que, com esses resumos, eu possa contribuir para enriquecer suas próprias experiências. Posso contar com você para seguir o @barbaraareiasdivulga e ter acesso a tudo que compartilho para ajudar?
POST165
コメント