O Social Media posta conteúdo estudado, de forma estratégica. Post 142
- Bárbara Areias
- 18 de out. de 2022
- 3 min de leitura

Para um marketing de sucesso as atitudes a serem tomadas devem ser pensadas com muita antecedência. Imaginar todas as etapas nos mínimos detalhes.
Com este roteiro em mãos, um checklist de tarefas a cumprir deve ser criado para que esse objetivo seja alcançado.
Isso exigirá uma visão a longo prazo para um planejamento completo e eficaz. Essa estrutura de ações a serem tomadas, criadas com estratégia, a manterá no rumo com foco.
Ações tão bem calculadas, geram uma criação confiante, uma base possível de crescimento e com uma maior probabilidade de êxito.
Existindo o objetivo, vá eliminando cada etapa para que este se realize! Poucos possuem a habilidade de prever cada ação que será necessária para concluir cada etapa do projeto até sua conclusão final e por consequência, seu sucesso.
Tamanho projeto levará um maior tempo de produção em sua pré-criação, quando for posto em prática, os ajustes dependerão de acompanhamento de resultados e esta analise poderá estender ainda mais esse prazo de entrega e mesmo após a entrega final, uma manutenção e até uma renovação serão necessárias mais a frente.
Não se pode ter certeza do resultado deste trabalho quando o assunto é o retorno do público. Menos ainda, quando agimos sem um direcionamento racional como este.
Costumamos agir com a emoção quando o assunto é nos expor, expor nossos desejos mas a forma que achamos e queremos ser vistos, não é a forma que a maioria está interpretando e muito menos se identificando e interagindo.
Nem sempre o nosso objetivo é o desejo do público mas, pode vir a ser! Se uma estratégia visando alcançar a satisfação de ambos for criada por um profissional como o Social Media.
O SM é o profissional que pode concretizar um planejamento como este, criando essa estrutura planejada para o marketing, visando um objetivo, que geralmente é venda.
Embora esse Social Media crie essa estratégia e entenda todo o necessário para sua realização, nem sempre esse profissional esta apto a ocupar todas as funções operacionais exigidas para sua concretização.
Como já havia explicado em outro post, será necessário uma equipe competente para garantir o resultado oferecido e esperado.
Um bom profissional como Redator(Copy(texto)), um Designer das artes(com foto ou não), um Editor(videos), um Gerente de Tráfego(anúncios pagos) e um Coordenador e Analista de Marketing são o mínimo de funções a serem ocupadas ou a sobrecarga de um profissional desses acarretará na qualidade do produzido.
Mas de nada adiantaria todo o empenho dessa equipe se o Sócio Contratante não exercesse sua função primordial, fornecer sua expertise para serem criados os textos e consequentemente todo o necessário.
É de suma importância que as Redes Sociais representem o proprietário ou a empresa proprietária. Afinal, o cliente estará contratando o expert dono deste canal e não um funcionário dele!
Por isso, cada postagem tem o objetivo de vender o profissional, esse expert e proprietário do canal, vender seu serviço(s) ou seu produto(s). O cliente não estará contratando o Social Media ou a equipe de marketing, por mais competentes que sejam!
É comum o contratante não ter tempo ou não querer ter trabalho e pagar para que outro informe seu público alvo mas esse público espera ser atendido pelo profissional e autoridade no assunto e não pelo excelente trabalho de pesquisa e estratégia que seu profissional de marketing fez por ele e entregou.
Portanto, o profissional Social Media precisa ter cuidado para não apresentar um trabalho que configure “falsidade Ideológica”*.
*O ato de incorporar a personalidade de outras pessoas e manifestar em nome de outrem, inserindo declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante é crime de falsidade ideológica.
Quando o conteúdo(escrito pelo próprio expert), não for do expert, o trabalho do SM de adiantar o assunto para que o expert o desenvolva, baseado em sua expertise, deve ser baseado então em pesquisas com referências fidedignas. E o expert o finalizará como sempre, com suas informações. de forma a personalizar o texto.
Mas a estratégia não é composta só dos posts, sendo só uma pequena parte, muito importante sim, mas supérflua sem as demais ferramentas: DNA do Expert, empresa ou projeto; pesquisa de referências; determinação da identidade visual; identificação das Personas; técnicas de SEO; investimento pago; definições das Linhas Editoriais; calendário de postagens; métricas; etc.
Se você deseja saber mais sobre este assunto que estudo, pensa em informar seu público com maior profissionalismo, acompanhe o conteúdo que estou preparando e quem sabe não nos tornamos parceiras em um grande projeto.
POST142
Comentários