top of page
Buscar

Não se pode confundir fotogenia com beleza - post 134

  • Foto do escritor: Bárbara Areias
    Bárbara Areias
  • 3 de mai. de 2022
  • 6 min de leitura

Fotogenia:

“ Que se representa bem pela fotografia " - Aurélio


Nem todo mundo nasce sabendo posar para fotos. Aliás, poucas são aquelas que têm o dom da fotogenia, o resto tem que aprender a lidar com a câmera.


Uma pessoa "feia" ou fora dos "padrões" de beleza, pode ser fotogênica. Um exemplo, são os simpáticos e consequentemente fotogênicos.


No mercado comercial e publicitário são variadas as possibilidades para os Modelos Fotográficos: campanhas, editoriais, outdoors, banners etc. Inúmeras maneiras tão, ou mais, rentáveis quanto os desfiles e que contribuem muito na consolidação da carreira de modelo.


Mas a Imagem de uma Modelo também pode ser comercializada através de vídeos em propagandas publicitárias para a TV e sua remuneração pode alcançar patamares surpreendentes.


No ensaio fotográfico


Os trabalhos fotográficos podem ser feitos em vários locais dependendo da proposta. Os principais são: em estúdio fotográfico ou em locação externa. As locações externas podem ser divididas em locação na rua ou em algum lugar específico fechado, uma casa, um parque, clube entre outros.


O fotógrafo orientará a modelo quanto a sua posição e a marcação da luz. A modelo não deverá sair muito do local, senão vai sair da posição da luz e do enquadramento da máquina. Ficar atenta às orientações do fotógrafo quanto ao movimento do corpo, braço, posicionamento do rosto e aos pequenos ajustes que ele faz, agilizará o trabalho de todos. Algumas produtoras apresentam revistas e fotos como referências de poses para você se orientar.


Com as máquinas digitais, você pode perguntar ao fotógrafo - lembre que não serão todos que permitem - se pode dar uma olhada na foto para se posicionar melhor.


Toda modelo tem que ter o seu book(pasta álbum com de seis a oito fotos suas de tamanho 23x30), este é o seu cartão de visita junto com o seu composite(única folha papel/foto com miniaturas de uma a quatro fotos destas e suas medidas). Muitas agências estão trabalhando com a versão virtual desse material fotográfico.


Em determinadas agências a escolha do fotógrafo para a composição do book é orientada pelo seu booker, para manter um certo padrão de qualidade da agência, mas isso não impede que você escolha um profissional que tenha um trabalho de qualidade dentro do seu perfil e da agência.


Dicas para melhorar sua fotogenia


.Conheça seus ângulos: se olhe bastante no espelho para saber exatamente aquilo que deseja mostrar e esconder.


.Arrume a postura: ninguém sai bem se estiver com a postura torta.


.Esconda olheiras: virar o rosto para a luz.


.Contraste corpo e rosto: “se o corpo está contorcido, deixe o rosto reto e vice-versa”.


.Tenha atitude: de nada adianta posar para a foto se você não se leva a sério. E seja simpática.


.Posicione-se: de maneira que sua figura fique sempre favorecida.


. Encontre o sorriso: “Eu gosto de dar um sorriso médio, sem mostrar os dentes”.


. Mentalize: o tema apropriado para a foto, o expressando.


Da expressão facial


A expressão facial deve guardar relação com a mensagem que se deseja transmitir para o auditório, e isto se dá pelo fato de que o semblante funciona como um indicador da sinceridade daquilo que é falado. Desta forma, a expressão facial deve atuar como um reforço daquilo que está sendo dito ou pensado, e a melhor maneira de se conseguir falar com convicção e segurança consiste em

conhecer tais expressões e saber utiliza-las adequadamente, algo que somente torna-sepossível através do exercício freqüente.


Mentalizar uma historia que requer tal expressão ajuda na montagem do personagem a ser representado. “A representação mental de uma expressão facial é a imagem que nós temos no nosso ‘olho da mente’ quando imaginamos um rosto triste ou feliz”


Há expressões faciais que revelam seis emoções básicas: medo, surpresa, alegria, raiva, aversão e tristeza. Mas existem inúmeras emoções que geram diferenciadas expressões cabe ao bom senso a escolha de acordo com o tema e maior potencial de se encontrar o briefing(conceito e proposito) da foto .


Da expressão corporal

A expressão corporal também desempenha um papel de suma importância no contexto da

comunicação subliminar para a foto. A expressão corporal tem como finalidade reafirmar sua comunicação com

o auditório, como, ainda, persuadir por meio dos sinais corpóreos.


Da adequação

Mas, para que se possa gesticular com eficiência, é preciso saber adequar a expressão corporal ao ambiente e à mensagem transmitida, e este é um dos pontos que merecem uma atenção constante, pois, não raramente, mesmo os mais experientes oradores acabam por cometer deslizes que, muitas vezes, acabam por prejudicar-lhes as imagens,

em razão do uso de uma técnica incorreta. Para evitar tais situações, a melhor (e talvez a única) maneira consiste em treinar cotidiana e exaustivamente.


Exemplos


A cabeça é, de todas as partes do corpo, a de maior importância na gesticulação, uma vez que é a região do corpo mais observada pelo auditório. Assim, de nada valeria uma gesticulação bem feita com as mãos se acompanhada por uma expressão facial inconveniente ou apática.


A posição ideal da cabeça é aquela que se utilizaria ao conversar com um velho amigo: nem altiva, pode transmitir arrogância; tão pouco abaixada, pois passaria uma impressão de insegurança com relação ao conteúdo da mensagem.


A cabeça deve acompanhar a linha traçada pela visão de tal sorte que, direcionados os olhos para a direita, então a cabeça deverá acompanhar tal movimento, o mesmo se dando com as demais direções.

Com relação ao tronco, seria interessante apenas salientar aquilo que o orador deve e o que não deve fazer jamais.


Apenas para ilustrar, um bom exemplo de exercício pode ser encontrado junto às escolas de teatro, nas quais é comum observar alunos treinando expressões faciais enquanto lêem um texto. É como se estivessem representando, vivendo o papel apenas através da leitura.


O que não deve ser feito


a) manter uma postura excessivamente rígida (militar).

b) dirigir o olhar a uma parte do auditório sem girar o corpo (olhar “por cima”)

c) ficar balançando para um lado e outro

d) ficar balançando para frente e para trás

e) ficar alternando entre dobrar o tronco para direita e para esquerda


O que deve ser feito


a) agir com naturalidade

b) manter o tronco ereto

c) girar o tronco (sem exagerar) na direção em que se olha

d) manter-se, sempre que possível, na postura clássica.


Tirar auto-retratos, utilizando o disparador automático, é uma excelente forma de fazer experiências e praticar as mais diversas técnicas de fotografia até reconhecer seus melhores ângulos e poses.

continua após a foto




Nos testes de videos

Os chamados “testes de vídeo” servem como um casting que se registra em vídeo para escolher o elenco que gravará, em maioria comercial de TV, ou a escolha de elenco para determinado produto de uma emissora de TV ou cinema. Ele aproxima melhor as opções da idéia final planejada.


A modelo e/ou atriz será encaminhada para a maquiadora e/ou cabeleireira para ser preparada. É possível que também haja o seu figurino. A produção pode solicitar a candidata que interprete um pequeno texto para avaliação, independentemente da personagem ter fala ou não. Caso a modelo seja escolhida, e ela não tenha um DRT de atriz, não será um problema que a produção não possa contornar.

No Set


No dia, a gravação já será na locação muito antes pensada, visitada e avaliada para a realização do vídeo. O ambiente montado para se contar a estória, assim como os seus personagens caracterizados.


No gravando, não fique olhando diretamente na lente, se estiver em um dialogo com alguém ou sendo entrevistado por um jornalista. Exceção para quando o dialogo é com o telespectador, durante a gravação você deve olhar diretamente à câmera, como se estivesse olhando nos olhos dele.

Se o microfone for direcional, não pegue no equipamento do repórter, ele tem que ficar autônomo para movimentar o microfone a qualquer momento. É o jornalista que vai dirigi-lo a você. Se o microfone for o de lapela, um técnico vai instalá-lo. Cuide para não bater as mãos no microfone.

Se estiver sentado, capriche na postura. Sua linguagem não-verbal, será notada.

Nada de reduzir palavras no final, engolir ‘ésses’ ou errar a concordância verbal. O português tem que ser falado corretamente. O tom de voz é o termômetro para o seu humor. Se falar forte, com raiva, vai parecer que está bravo. Se falar muito macio (para as mulheres), pode mostrar sensualidade fora de hora. Encontre o tom de voz que passa firmeza e credibilidade, com simpatia. Se for necessário demonstrar alegria, sorria e fale: vai apresentar uma voz simpática e feliz.


Resumo

Mesmo que você tenha o dom de não precisar se preocupar muito com o resultado final na foto e/ou video, a melhor opção é sempre se preparar, treinar para alcançar seu maior potencial. Todo e qualquer investimento nessa direção como, cursos e praticas, são etapas fundamentais na conquista do sucesso profissional.



POST134

 
 
 

コメント


  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic
bottom of page