Imagem Pessoal - post 131
- Bárbara Areias
- 16 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

A área de Imagem Pessoal caracteriza-se por sua criação, gestão e comercialização.
Na maioria das vezes com um objetivo profissional, a construção da Imagem Pessoal é de suma importância.
A imagem pessoal é a perspectiva que temos de nós mesmo, mas também que as outras pessoas têm sobre nós conforme o modo como agimos, nos vestimos, nos expressamos.
A forma como você se veste, como você fala, seus gestos, seus comportamentos e hábitos, suas crenças, o modo como caminha, tudo fala sobre você.
Isso não quer dizer que você precisa mudar a sua essência para ser bem aceito pelas pessoas, mas que você pode lapidar a si mesmo para ter credibilidade.
Mas como construir a Imagem Pessoal:
Antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza sobre como quer ser percebida pelas pessoas. Para isso, o autoconhecimento é fundamental.
Depois, essa clareza tem que ser transmitida através em de suas roupas e elementos, para compor essa comunicação visual.
A clareza, somada a coerência e a constância, vão fazer com que você realmente seja percebida como a profissional que é, com as características da mensagem quer transmitir.
Os 3 níveis de construção da Imagem Pessoal Profissional:
No primeiro nível a Imagem Pessoal é construída através da primeira impressão, as pessoas julgam umas às outras nos primeiros 3 segundos do contato. Julgam conforme as suas próprias perspectivas sociais e subjetivas.
No segundo nível, a Imagem Inicial, é construída nos primeiros contatos. O foco não está mais exclusivamente na aparência, nos gestos e nos elementos físicos, mas nas crenças, nos hábitos, na forma de pensar e se expor. Aqui ficam claros os comportamentos, os valores e até mesmo as habilidades e competências que possui.
*Se não houver coerência entre a primeira impressão e as suas atitudes (que também integram a imagem pessoal), a primeira ideia que se tem da pessoa cai por terra.
E no terceiro nível, a comercialização dessa Imagem, requer um certo conhecimento de marketing. Todos que desejam alcançar um objetivo profissional precisam entender a importância de vender a própria imagem.
O marketing pessoal é composto por um conjunto de estratégias que visa destacar os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que você está desenvolvendo.
Redes sociais, sites e blogs são canais onde as pessoas podem ter acesso às suas informações, habilidades e diferenciais.
Ao construir uma autoridade, ensinando o que sabe, e ganhar o seu espaço, mantendo uma presença digita, você chama a atenção do mercado.
Uma maneira de vencer os adversários, chamar atenção e se diferenciar é oferecer um conteúdo que, de fato, atenda às necessidades do seu público-alvo, de forma indireta. A maioria do público não consome mais as propagandas feitas como antigamente, nas redes sociais a propaganda está implícita num conteúdo que orienta.
POST131
Comments