Ensaio Fotográfico - fotos post107
- Bárbara Areias
- 11 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Alguns trabalhos são menos exigentes quanto ao perfil, mais baixas e menos magras, tatuadas, exóticas, diferenciadas por alguma característica específica e todas tem espaço no mercado comercial e publicitário. Essas fotos também podem ser usadas para selecionar perfis para trabalhos diferentes que as revistas e catálogos. Como para produtos da TV: propagandas, novelas, filmes e etc.
Os ensaios fotográficos podem ser feitos em vários locais dependendo da proposta. Os principais são: em estúdio fotográfico ou em locação externa. As locações externas podem ser na rua, num parque entre outros ou em algum lugar específico fechado, uma casa, um clube entre outros.
No dia:
Depois de maquiada e produzida, um papo com o fotógrafo, produtor ou cliente acontecerá, onde eles irão passar o briefing do trabalho, o conceito e o clima. Qual atitude, posturas e movimentos que a modelo deverá fazer durante a sessão. Algumas produtoras apresentam
revistas e fotos como referências de poses para você se orientar. O fotógrafo orientará a modelo também, quanto a sua posição e a marcação da luz e alertará quanto a poses não favoráveis
sempre a motivando para ter sua confiança a seu favor.
A modelo não deverá sair muito do
local, senão vai sair da posição da luz e do enquadramento da máquina. Ficar atenta às orientações do fotógrafo quanto ao movimento do corpo, braço, posicionamento do rosto e
aos pequenos ajustes que ele faz, agilizará o trabalho de todos.
Com as máquinas digitais, você pode perguntar ao fotógrafo - lembre que nem todos permitem - se pode dar uma olhada na foto para se posicionar melhor. Um simples movimento de cabeça ou a inclinação do corpo para um lado, pode fazer uma nova pose. Se experimente em diferentes expressões faciais e corporais.
*Parte integrante da apostila do Workshop Gestão da Imagem Pessoal Profissional.
Observação
Hoje em dia o Book Fotográfico (Material Fotográfico) só é exigido em sua versão original pelos clientes das grandes e renomadas agências, nacionais e internacionais. E estas não os vende como uma moeda de troca para sua participação em castings. É do interesse da agência que seus perfis estejam bem apresentáveis e padronizados.
Para trabalhos com menos cache, fotos digitais, feitas com uma maquina de qualidade para que o mínimo de tratamento seja aplicado, já servem para participar das seleções. No pré-ensaio deve ser feita uma make carregada porém básica, um penteado que valorize a essência do seu perfil e apresente comprimento e cor e produções que destaquem você, seu close e corpo, e não o fundo. Tudo dentro do propósito: para que trabalho serão estas fotos?
Quer mais dicas?! Em breve um Workshop que te prepara para pegar e realizar vários trabalhos.
post107
Comments