Email Marketing - Alcance profissional em massa - post99
- Bárbara Areias
- 10 de jan. de 2021
- 4 min de leitura

O e-mail também traz mais compromisso e menos informalidade, característica das redes sociais. É um outro tipo de comunicação e estas se complementam.
Basta haver uso correto de linguagem e abordagem e ter certeza sobre o que seu cliente está interessado naquele determinado momento.
É um meio eficaz porque é direto, rápido e massivo, atingindo todo o público que você capta em outros meios do seu negócio, seja numa enquete, no ponto físico ou cadastro de newsletter em seu site entre outros.
O email marketing pode ser um tiro no pé quando não utilizado corretamente, principalmente quando confundido com o famoso spam. Certifique-se de que os contatos ao qual você enviará os e-mails são contatos que realmente fizeram o Opt-in (se inscreveram voluntariamnete) na sua base de dados.
E lógico, sempre que você enviar qualquer mensagem aos seus clientes, deixe bem clara a opção de opt-out (opção para se desinscrever da lista). A pior coisa que pode acontecer com o seu email é o seu cliente marcar seu email como SPAM, pois esta marcação sinaliza o email do seu domínio (@suaempresa.com.br) como um domínio que envia propagandas sem autorização prévia.
A composição do email como as artes, os gráficos, os textos e a estruturação do esboço. Todos esses materiais têm um custo para serem produzidos de forma profissional.
Lembre-se também de considerar o preço da mão de obra.
Nele não pode faltar:
Assunto
O campo do assunto é considerado um dos fatores mais importantes para que seu email marketing seja aberto, então elabore um email envolvente, pessoal e relevante. Lembre-se de que o uso excessivo de CAPS e a pontuação desnecessária, bem como algumas palavras, podem desencadear filtros de spam.
A maioria dos assuntos de email marketing tem entre 41 e 50 caracteres.
Um emoji no campo do assunto do email pode ter um grande impacto.
Cuidado pois se o emoji não for liberado pelo aplicativo de email, o destinatário poderá ver um caracter ☐no lugar.
Cabeçalho
Seu cabeçalho pode ser visível na pré-visualização da caixa de entrada e no corpo do seu email. O cabeçalho adiciona um contexto valioso ao campo do assunto e pode ajudar a sua taxa de abertura.
Mantenha-o curto (entre 40-70 caracteres) e objetivo. Use este espaço para ajudar seu cliente a saber por que o email é útil para ele. Suas linhas de assunto e texto de cabeçalho devem funcionar em conjunto.
Layout de email
Seu layout de email marketing deve ajudar o espectador saber o que eles devem observar primeiro e onde podem ir a partir daí. Eles devem ser capazes de verificar o email rapidamente usando uma hierarquia lógica com grandes manchetes e imagens focando a atenção.
O modelo da pirâmide invertida é essencialmente uma estrutura para organizar os elementos de suas campanhas de email marketing (cabeçalhos, imagens, botões, etc.) para que eles trabalhem juntos para atrair pessoas, entregue as mensagens-chave da sua campanha e faça-os clicar.

Rodapé
Questões Legais
Seu email precisará pelo menos do endereço da empresa que está enviando e um link de cancelamento para ser compatível com regulamentos governamentais em todo o mundo. Sua equipe jurídica provavelmente irá querer adicionar algumas outras informações, como termos e condições também, se ela se aplica à sua mensagem.
Links Sociais
Mesmo que tenham uma pequena porcentagem de cliques do seu email, é uma prática recomendada mostrar ao seu público onde mais podem seguir sua empresa. Cada plataforma de mídia social tem seu próprio propósito, o qual seu email pode não ser satisfatório. Selecione os que a sua empresa usa mais (não há necessidade de mostrar todos os perfis sociais de sua empresa). Os ícones sociais que combinam com sua marca ou o resto do email são um detalhe agradável.
Suporte
Contate-nos ou links de apoio. Peça comentários sobre o email. Se o seu email é um noreply @, então dê aos seus clientes uma maneira clara de chegar a você. Mostre que a marca tem um foco de suporte ao cliente e oferece aos clientes a oportunidade de falar sobre suas experiências.
E por fim acompanhe os resultados:
Geralmente a análise dos retornos é realizada dentro da própria plataforma, de gerenciamento de campanha, umas são gratuitas, outras pagas: Solicite uma amostra!
Nela você pode configurar para quais contatos será o envio, qual horário, programar campanhas antecipadamente, segmentar as listas, programar email automático para desejar feliz aniversário ao cliente, gerenciar os pagamentos dos envios, etc.
Será necessário que a sua base seja constantemente alimentada e atualizada, o que trará ótimos retornos não só para campanhas de e-mail marketing, mas também para que você possa estreitar qualquer forma de contato direto com o seu cliente.
O e-mail é assíncrono e não se perde. É muito comum dispararmos uma campanha e ainda termos aberturas e cliques vários dias depois.
Otimização mobile
Tornar seus emails compatíveis com dispositivos móveis está mais fácil do que nunca:
Mantenha sua linha de assunto curta
Use o texto de cabeçalho
Use um texto mínimo no corpo do email
Use um botão CTA claro e fácil de clicar (De acordo com um estudo recente do MIT, o tamanho médio de um dedo indicador adulto está entre 1,6cm e 2 cm, o que se traduz em 45 x 45px e 57 x 57px em um dispositivo móvel).
Aumente o tamanho do texto do corpo do email, se estiver pequeno nos desktops. (16px é um bom tamanho para celular)
Certifique-se de que suas imagens não são muito pequenas ou difíceis de ver quando estiver no celular
Experimentei várias plataformas gratuitas de disparar emails e a que indico é:
Mailchimp
Essa é a ferramenta de e-mail marketing mais famosa e ainda oferece uma versão gratuita! O Mailchimp é bem simples, intuitivo, oferece a criação de e-mails no formato drag and drop (ou seja, você só precisa arrastar botões, blocos de texto etc para o corpo do e-mail), segmentações profundas, muitas integrações e diversas outras vantagens!
Sua versão gratuita oferece até 12 mil envios de e-mail por mês e suporta até 2000 leads cadastrados.
POST99
Comments