Como Fazer um Currículo - Post 90
- Bárbara Areias
- 18 de nov. de 2020
- 6 min de leitura

POST90
O candidato deve fazer um currículo limpo, conciso, com fontes e cores sóbrias para evidenciar apenas suas competências e experiências profissionais. Fontes que facilitam a leitura: Arial, Verdana e Times New Roman, com tamanho 12 para o texto, e 14 ou 16 para títulos e subtítulos. Não usar abreviações. Se utilizar siglas, escrever logo de seguida o seu significado. Se utilizar números, não escrever por extenso; O ideal é que as informações caibam em duas páginas, contudo podem ter até três páginas para os que tem muita experiência ou uma carreira muito longa, e podendo até abranger apenas uma para o caso de profissionais sem experiências. Expor as informações através de tópicos, facilita o entendimento. Caso o seu currículo seja impresso, utilize uma folha de papel A4 na cor branca.
Imagine que o recrutador receba centenas de currículos por dia. Ele, obviamente, não será capaz de ler por completo todos os documentos. De certo, uma passada de olho deve responder às principais dúvidas dele.
Por isso, quanto mais sucinto e objetivo você for no seu currículo, maiores são as suas chances. Você também precisa estar preparado para quando for chamado para a entrevista presencial, procure conhecer um pouco mais sobre a empresa onde pretende trabalhar, quais são seus principais desafios e metas, forma de atuação no mercado e valores pelos quais se pauta (respeito pelo meio ambiente, etc, os recrutadores estarão à procura dos candidatos que mais se alinham ao perfil e à cultura da organização.
Segue uma ordem como exemplo e mais algumas dicas:
Dados pessoais
· Nome completo
· Endereço
· Data de nascimento
· Contatos principais (telefone, celular e e-mail)
· Estado civil
Procure sempre utilizar um e-mail o mais formal possível, que contenha o seu nome.
Área de Interesse (criar uma frase sucinta com o que você busca, destacando o cargo e a área pretendida).
- Atuar como analista na área de Planejamento Financeiro.
Vale lembrar que o currículo deve ter apenas um objetivo. Portanto, se você tiver mais de uma pretensão, elabore versões diferentes e distribua de acordo com as vagas para as quais se candidata. Ou, caso saiba, só escreva o nome da vaga em expecífico ao qual está se candidatando.
Competências (uns cinco tópicos)
· Profissional com ampla experiência em vendas
· Experiência em lidar diretamente com o cliente final
· Atuação na loja X com vendas de produtos de alto valor
Formação (em ordem decrescente)
· Nome do curso
· Tipo de Instituição de ensino (faculdade, curso técnico, ensino médio ou fundamental)
· Data de conclusão do curso, da previsão de conclusão ou de retorno.
Idiomas - sua adição somente é recomendada em casos onde o profissional possui conhecimento a partir do intermediário, pois o nível básico abrange somente uma leve compreensão do idioma e não garante uma conversação. E no caso de ser adicionado, informar os dados completos do idioma de conhecimento. Ex,: O nível de proficiência, a instituição de ensino e o período, com data de conclusão ou previsão.
Experiências profissionais (somente as últimas cinco)
· Nome da empresa
· Cargo
· Período [mês e ano] ou Período: Jan/2018 a Jun/2019 (Trabalho temporário)
· Funções [com uma boa descrição]
· Resultados
Ou:
· Profissional autônomo
· Período: Jan/2018 – Atual
· Funções: Descrição detalhada das funções realizadas
· Resultados: Se relevante, descrição dos resultados obtidos
Para deixar mais completo, ao final você pode colocar uma observação do tempo que está no mercado de trabalho, áreas de atuações e funções.
Atividades extracurriculares (conter nome da atividade, nome da instituição ou país e período de execução).
· Cursos profissionalizantes
· Trabalho voluntário
· Projetos acadêmicos (oficinas de artes, esportes, arte culinária, artesanatos, marcenaria, feiras culturais, entre outras atividade)
· Intercâmbios
· Experiência multicultural
Cursos (contendo dados do nome do curso, congresso ou palestrante; o nome da instituição de ensino e a data de conclusão ou carga horário, para cursos online e workshops, ou a data do evento, para congressos e palestras).
· Cursos profissionalizantes
· Workshops
· Congressos
· Palestras
· Treinamentos empresariais
· Cursos online
Tipos de Curriculos
Currículo cronológico
Este é o mais comum dos tipos de currículo existentes. Como o nome já indica, é um modelo que apresenta as informações organizadas por períodos. Nesse formato, as experiências profissionais são descritas das mais recentes para as mais antigas. Ou seja, emprega-se a cronologia inversa.
Currículo funcional
Aqui, a ordem das experiências profissionais fica em segundo plano. O que importa mesmo é a forma com que as competências são destacadas. A ideia, portanto, é enfatizar as habilidades do profissional.
Currículo Combinado ou Misto
Esse modelo utiliza uma combinação dos dois formatos anteriores. Ao mesmo tempo em que ressalta as capacidades do profissional, apresenta, de forma organizada e cronológica, as experiências anteriores.
Muitas profissões, como o design, dão preferência a candidatos mais irreverentes, que demonstrem sua capacidade criativa com um bom portfólio virtual e um currículo inovador. Caso você não esteja se candidatando a uma dessas vagas, siga um formato mais clássico para não ter erro. Nas plataformas como Canva ou até mesmo no Word, você consegue encontrar diferente tipos de currículo e pode variar de acordo com o seu perfil.
A especialista em RH, Roberta Valezio, que atua como people experience manager da WAVY Global, empresa de customer experience do Grupo Movile, listou suas dez dicas que podem ajudar o candidato nas etapas da produção do currículo.
Crie uma parte de "Interesses"
O ideal é que seja no canto esquerdo, logo abaixo dos dados ou no fim da página. Elenque os assuntos que você gosta, isso irá ajudar a chamar atenção. Há infinitas possibilidades que combinadas de modos diferentes podem dizer muito mais sobre o que você tem como objetivo e o que pode agregar para a empresa.
Resumo
Aqui, em duas ou três frases, explique que profissional você é. Começo, meio e fim linkando sua formação e experiências com o que busca hoje. Mas, não é obrigatório, especialmente se você tiver uma parte de Interesses, Habilidades/Competências. Entretanto, caso goste de apresentá-la, garanta que seja curta e que amarre com o seu momento atual.
Formação + Experiências Profissionais
Essa parte é obrigatória para os processos tradicionais. O que você fez/estudou das experiências mais recentes para as mais antigas. Apresentando o que fez, quando fez, e onde fez.
Competências e habilidades
Compor grandes blocos como idiomas e informática não é uma boa estratégia. Abrir um item de ferramentas e contar quais programas sabe utilizar, sempre acompanhado do seu nível atual é o ideal. Para idiomas, se sua naturalidade é brasileira, não precisa colocar que fala português.
Há muitas competências comportamentais e técnicas (soft ou hard skills), que podem ser exploradas vale serem elencadas.
Outras Experiências
Trabalhou no negócio da família, fez um trabalho não remunerado, teve uma experiência extracurricular ou de vida “diferentona” que te ensinou muita coisa? Coloque, sim! Cada trajetória é única, saiba como valorizar seus diferenciais mesmo quando não óbvios.
Tamanho é documento
O melhor dos mundos, a menos que sua experiência seja realmente muito extensa e intensa, é optar por uma página. Sucinto e visual! O grande problema de currículos imensos é que muito provavelmente o avaliador não vai ler tudo, e vai conseguir explorar somente uma das páginas durante a entrevista. Faça um esforço para que seja conciso.
Layout
Não carregue o corpo e todos os títulos com mais tamanho, negrito, itálico e sublinhado. Fica feio e poluído. Escolha no máximo dois, coloque o conteúdo com alinhamento e defina uma fonte única para todo o arquivo. Um título pode ser combinado com uma fonte dois números maior, ou palavras em caixas altas combinadas com o uso do negrito ou do sublinhado.
Como imprimir
Não é necessário que seja colorido. Salvo em casos de algo com alguma cor sólida de fundo ou decorando uma parte. Chama a atenção receber um CV com um papel de gramatura mais alta e uma impressão bacana. No entanto, certamente, isso não é necessário, não será eliminatório, mas se bem explorado, pode sim ser um diferencial.
Formatos digitais
Na hora de salvar, opte sempre pelo formato pdf ao invés de doc ou ppt. E nada de nomes como "versão 3", "Curriculum Vitae", "Fulaninho de Tal 2". Use “CV+seu nome” para intitular o arquivo, vai mostrar um senso de organização e vai facilitar a gestão de quem o recebe.
Fase Final
Agora é só revisar e fazer pequenas adaptações ao mandar para diferentes empresas - talvez uma experiência seja mais valorizada em um lugar e mereça maior ênfase e destaque, em outros casos, talvez você precise dar outra cara ao seu Resumo, Objetivo ou dar uma mudada na parte de Competências e Habilidades ou na de Interesses, dependendo da oportunidade que a empresa está buscando, fique atento(a).
Post90
Comments