top of page
Buscar

Arte Clássica ou Arte Hoje - post135

  • Foto do escritor: Bárbara Areias
    Bárbara Areias
  • 16 de mai. de 2022
  • 3 min de leitura

Um retrato de Marilyn Monroe, obra de Andy Warhol, foi vendida em menos de 4 minutos; tornou-se maior valor pago para um artista dos EUA em leilão... Com isso, se tornou a obra mais cara do século 20. Superando as 'As mulheres de Argel', de Pablo Picasso.


A antiguidade clássica (também chamada de era clássica, período clássico ou idade clássica) é o período da história cultural entre os séculos VIII a.C. e V d.C. centrado no mar Mediterrâneo, compreendendo as civilizações entrelaçadas da Grécia antiga e da Roma antiga conhecidas como o mundo greco-romano.


A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. VI e séc. IV a.C., que se estenderia pela influencia exercida na Roma antiga. Com uma sociedade menos ligada a religião, a arte que antes era encomendada para representar os deuses, encontra uma forma de ligar os homens aos deuses.


A constante busca pela perfeição faz o artista grego criar uma arte intelectual. Nas artes greco-romanas não existe diferenciação entre o artista e o artesão.


A arte Clássica grega criou uma grandeza estética e seu sistema de proporções ideais marcaram a civilização ocidental. A arte Clássica grega entra em decadência no séc. I a.C., com a arte romana tomando seu lugar.




Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, tem início o período histórico conhecido co­mo Idade Média. A partir de então, a cultura greco-romana praticamente desapareceu na Euro­pa Ocidental. Os valores culturais dos povos invasores, são radicalmente diferentes dos desen­volvidos pelos gregos e romanos.


As manifestações artísticas dos bárbaros revelam apenas uma preocupação decorativa. Enquanto gregos e romanos apresentam uma grande produção de esculturas de seus deuses com forma humana, de seus líderes políticos e seus chefes militares, há uma ausência quase total da representação da figura humana nas manifestações artísticas dos bárbaros. Esse caráter decorativo é uma conseqüência do nomadismo desses povos.


A Igreja passou a exercer sua influência sobre a sociedade, pois as escolas monásticas eram as instituições educacionais para onde as famílias podiam man­davam seus filhos. Além de cuidar do ensino, foi também a Igreja que contratava artistas, construtores, carpinteiros, marceneiros, vi­tralistas, decoradores, escultores e pintores.


Numa época em que poucas pessoas sabiam ler, a Igre­ja recorria à pintura e à escultura para narrar histórias bí­blicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis.


A pintura românica desenvolveu-se nas grandes deco­rações murais, através da técnica do afresco , Essa característica está ligada às formas da arquitetura, pois as grandes abóbadas e as espessas paredes laterais com poucas aberturas criavam grandes su­perfícies, que favoreciam a pintura mural.



A arte renascentista foi um movimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVII e que foi marcado por profundas mudanças, uma vez que promoveu ideias que ousaram quebrar com os dogmas e os pensamentos da igreja.


Considerada por muitos estudiosos como a mais nobre das tradições antigas, a arte na renascença resgatou os valores e conceitos da cultura clássica e greco-romana. No entanto, como uma espécie de antropologia, absorveu e transformou essa tradição, aplicando novas ideias, as quais foram bastante influenciadas pela modernidade, pelos avanços científicos e por um novo pensar.




A noção de uma “arte moderna”, que se sucede à Idade Média, surge no meio do século 19, lá por 1850, 1860. Nesse tempo passamos pelo auge da Revolução Industrial, como intrínseca às reflexões sobre o Capitalismo, e, claro, aparece nos estudos culturais, da arquitetura, da literatura, etc.


No início do século 19 se estabelece plenamente e se proliferam as grandes academias; os críticos; e, as primeiras exposições. É nesse momento também que artistas e artesãos se distinguem.



Arte Contemporânea é uma tendência artística que nasceu na segunda metade do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, como ação de ruptura com a arte moderna. Também conhecida como Arte Pós-Moderna, essa tendência teve início, sobretudo, com o advento da Pop Art e do minimalismo. Uma reunião de uma variedade de estilos, exemplo o abstracionismo.




A arte e a arquitetura andam lado a lado, uma inspirando a outra. Com a arquitetura moderna não foi diferente.


Inspirada pelos ideais modernistas pós revolução industrial, a Arquitetura Moderna surge como uma critica às desigualdades. Um estilo que conta com elementos simples mas com grande apelo.


Nascida do movimento modernista, tendência artística do século XX que contava com obras mais críticas em um momento em que o mundo passava por transformações tecnológicas e as desigualdades sociais eram mais evidentes e criticadas.


O movimento renascentista e seu humanismo trouxe a necessidade da busca da verdade laica, sem depender de dogmas religiosos. Com você, o Iluminismo. E o Iluminismo abriu as portas para a ideologia sobre o pretexto do modernismo.


POST135


 
 
 

Comentarios


  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic
bottom of page