Acaso ou Destino - post121
- Bárbara Areias
- 29 de nov. de 2021
- 3 min de leitura

O acaso se apresenta e você escolhe o seu destino
Tudo que acontece na nossa vida tem um propósito definido.
Nada acontece por simples ação do acaso.
Por sim ou por não, o que aconteceu teve um motivo, e um motivo suficiente para que eu entenda (não que eu tenha que me conformar com isso ou aceitar) que era assim que teria que ser.
As nossas ações mudam o rumo do nosso destino e do destino de outras pessoas. Pode ser que aconteça de um dia você deixar de ir a determinado lugar e ficar em casa vendo TV. Vamos supor que esteja desanimado, não queira sair. Então sua noite será basicamente o jornal das sete, a novela das oito (na qual você se emociona e vibra com os personagens fictícios que finalmente conseguem um final feliz), o seriado das nove, um jantar simples feito pela sua mãe querida, um banho morno, cama e travesseiros.
Mas, se naquele momento, sua amiga (que não tinha absolutamente nada pra fazer) resolve te ligar para te chamar pra um sorvete e você aceita o convite, se arruma, sai de casa, pode ser que naquela sorveteria você conheça uma pessoa, que “por acaso” (ironicamente) vai ser o futuro pai dos seus filhos (ou mãe), vai casar com você e te fazer muito feliz. Ou talvez comece a chover mesmo antes de chegar na sorveteria, sua moto atole, seu salto quebre, você leve um baita tombo e perca o dinheiro que tinha nos bolsos e chegue a conclusão de que a sua novela e a comidinha da mamãe de todos os dias seria a melhor opção.
O que fazer?
Arriscar.
Viver já é arriscar!
Não existe escolha certa até que se acerte na escolha.
Jamais aprenderíamos se não houvesse erros, problemas, se fosse tudo perfeito como eu (em vão) sempre quis que fosse.
Sabe por quê? Porque nós só paramos pra pensar quando tudo está errado, quando algo nos incomoda. Fora isso é tudo festa, o aqui e agora!
Mas quando as coisas saem fora do que nós planejamos, nós somos obrigados a repensar nossos atos e entender por que as coisas aconteceram como aconteceram. Com essa atitude nós reparamos os erros cometidos, percebemos o que não deve mais acontecer e em como nós vamos agir diferente daí pra frente, pra que, da próxima vez, esses erros sejam menores e mais reversíveis.
O que não vale é ficar reclamando do que já passou, nem ficar remoendo o que não deu certo! Tirar o que houver de bom na situação e depois, borracha na história, ou pelo menos arquivo na história.
A vida é um dia após o outro, experiências de sucesso, experiências frustradas, erros, acertos, derrotas e vitórias. Ninguém é feliz todos os dias do ano.
Aceitando que a vida de ninguém é perfeita, e que é totalmente normal que coisas ruins aconteçam, e elas acontecem com todos nós, entendendo o que isso trouxe de aprendizagem e amadurecimento, encaramos a vida como uma eterna experiência. Faça acontecer o que depende de você, mas não se cobre pelo que está fora do seu alcance. E nunca faça uma coisa pra se arrepender depois!
Quando tiver de tomar uma decisão, pense no amanhã, no que vai te fazer bem ou mal, na dúvida, opte pelo correto, pelo coerente, pelo justo.
Lembre-se, tudo sempre vai dar certo no fim. O que é mal passa, pode durar um tempo, mas passa.
Mas ser feliz... só depende de como você reage.
POST121
Comments