A Falta de Motivação para Malhar ou o Excesso dela - post 127
- Bárbara Areias
- 21 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2022

Como regra geral, se você espera ter ALGUM resultado com a musculação, você precisa treinar pelo menos 3 vezes por semana. Isso significa 12 treinos por mês em média.
Não treinar em algumas situações como ficar doente, se lesionar ou por sentir que está ultrapassando seu limite de recuperação (e precisa de mais um dia de descanso), poderão fazer você ficar melhor de forma direta e indireta, melhorando seus resultados no longo prazo.
Para os que treinam em excesso, fazer um de-load (ou de-load week) significa diminuir estrategicamente o ritmo do treino ou parar completamente de treinar com o objetivo de amplificar a recuperação e anabolismo para voltar ainda melhor do que antes.
Para essas pessoas, somente a ideia de “tirar pé do acelerador” ao treinar mais leve e deixar o corpo se recuperar de vez em quando é algo que passa a impressão de falta de disciplina e perda de tempo valioso que poderia estar sendo usado para gerar ainda mais ganhos.
Quando você começar a sentir perda de vontade de treinar, estagnação no progresso e cargas, dores constantes nas articulações e por ai vai, mesmo com dieta correta, então está na hora de incorporar o de-load. O treino pode continuar, mas uma redução de no mínimo 20% no volume durante uma semana já o fará bem.
Mas se você não treina quando está desanimado (mesmo que esporadicamente), pode ter certeza, absoluta, que há um ciclo vicioso aqui que quando visto num espectro mais amplo causará impacto negativo nos seus resultados.
Ninguém fica animado e com vontade de treinar 100% do tempo. É normal se sentir assim e não significa que você necessariamente deva faltar. O mesmo vale para uma infinidade de outros motivos semelhantes.
Então, aqui vai umas dicas para driblar essa falta de vontade de malhar:
. Inclua o treino na sua rotina diária. Uma série de musculação 3 X na semana e nos outros dias um aeróbico.
. Convide um amigo se você precisa de uma motivação de terceiros ou treine sozinho se uma conversa te tira o foco.
. Vista logo cedo um conjunto de ginástica para ajudar a impulsionar a prática dos exercícios.
. Treine logo pela manhã, quando nossa energia é maior.
. Saia de casa nem que seja para fazer só o aeróbico. Normalmente, depois que já começamos, fica mais fácil continuar.
. Estabeleça metas e desafie-se a seguir o treino à risca, como enrijecer o bumbum para exibi-lo com mais confiança na ida a praia no próximo verão.
. Música é uma ótima forma de se animar para o treino. Escolha sua playlist favorita e nada de música calma nessa hora.
. Preze pela sua disposição, “Dormir cedo para ter disposição no dia seguinte” e seguir uma alimentação balanceada para não faltar energia durante os treinos.
. Faça anotações de seu progresso, meça suas circunferências e tire uma foto pós treino. São ótimas formas de se manter animado para treinar e motiva-la para o próximo dia.
E você, tem alguma dica para compartilhar e ajudar?
POST127
Comments