top of page
Buscar

A Evolução da Moda - Post 122

  • Foto do escritor: Bárbara Areias
    Bárbara Areias
  • 2 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Antes de mais nada, temos que considerar que a identidade brasileira na moda encontrou a sua consolidação ao longo dos dois últimos séculos. Antes disso, durante o período colonial, a moda que se encontrava no Brasil era de origem quase que exclusiva europeia. E, mais especificamente, francesa.



Após um longo período de uso e abuso dos espartilhos (corsets), que serviam para afinar e marcar a cintura, as roupas se tornaram mais práticas e simples. Afinal, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) então abalava o mundo, e a época não era para esbanjar.




A moda dos anos 20. Nesse tempo de plena recuperação econômica e social pós guerra, as mulheres de classe média e alta passaram a adotar um estilo cada vez mais ousado.



Os anos 30 foram marcados por anos difíceis. Afinal, a economia mundial foi seriamente abalada pela quebra da bolsa de Nova York, em 1929, terminando ainda com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Elegância sóbria dominou o período. Um estilo de noite mais sensual e elegante ganhava corpo com o cinema, por meio de atrizes.




Já nos aos 40 entramos no período de guerra no qual houve a escassez de produtos e as pessoas foram incentivadas a deixar a moda mais racionada reciclando as roupas e as fazendo em casa para melhor economia, já que em tempos de guerra a moda passa a ser algo necessário e menos ostensivo. Logo as mulheres precisam de um guarda-roupa com menos peças porém com maior versatilidade.



Após um longo período de crises e guerras, os anos 50 vieram com sede de festa, liberdade e celebração.

Em um momento econômico mais favorável, o estilo da roupa de homens e mulheres se tornou mais diverso e refinado.


O Brasil, ainda espelhado naquilo que se produzia na França, seguiu de perto essas tendências. Contudo, uma moda de fato nacional então começava a tomar mais corpo por meio do trabalho de novos costureiros. O consumidor da década de 50, na verdade, ainda detinha um arraigado preconceito contra a indústria nacional.



Nos anos 60, diversas mudanças importantes no mundo da moda transformaram a forma das pessoas se vestirem. Esse período proporcionou às mulheres mais liberdade de escolha e permitiram que a roupa estivesse ligada ao comportamento das pessoas.


Com muita criatividade e ousadia, a moda dos anos 60 foi repleta de estilo e personalidade.




E começarmos a falar da moda anos 70.

Nessa década o movimento Hippie havia sido extremamente popularizado. O movimento punk, também se espalhou.


Foi na década de 70 o nascimento do conceito de grife, para diferenciar as roupas exclusivas feitas por estilistas que começaram a ser produzidas em série.


Vou parar por aqui porque para mim aqui começa a derrocada da moda! Os anos 80, particularmente, me envergonham.


post122

 
 
 

Комментарии


  • Facebook Metallic
  • Twitter Metallic
bottom of page