A Arte de Vender - post 133
- Bárbara Areias
- 28 de abr. de 2022
- 3 min de leitura

É conhecer a fundo aquele que consumirá o seu conteúdo. Assim, é possível trazer o leitor e seu universo para dentro da narrativa estrategicamente criada e solucionar suas dúvidas da melhor maneira possível, apresentando a solução que o seu negócio é especialista e vende.
Copywriting é a estratégia de produção de textos que buscam convencer o leitor a realizar uma ação determinada.
O copywriter deve escrever o “copy” (texto) pensando em seu caráter persuasivo, utilizando gatilhos para despertar interesse no leitor e chamadas para ação.
CTA (ou Call to Action)
É qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação.
Existem diversos tipos, como um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page.
Atrair as pessoas certas por meio de seus canais digitais, como sites e blogs, podem requerer a criação dessas páginas de destino, aterrisagem ou captura, elas trazem poucos elementos e são focadas em apenas um CTA principal, evitando distrações e garantindo a conversão desejada.
Essa ação é preencher um formulário em troca de algum conteúdo de mais valor, como ebooks, infográficos, planilhas ou qualquer outro conteúdo que seja bom o suficiente, a ponto de valer o fornecimento de seus dados.
Exemplo
Cadastrar-se para receber uma newsletter
Newsletter é um tipo de email informativo com recorrência de disparos. O email não é focado em uma oferta específica, geralmente possui últimas notícias ou destaques de um período.
A newsletter é considerada a porta de entrada para ações de Email Marketing.
É importante considerar o estágio do lead ao cria-la, é possível criar inúmeras variações. Para isso, você deve levar em consideração aspectos como:
materiais baixados anteriormente;
interações prévias do leitor com a sua empresa;
nível de conhecimento sobre o assunto.
Dependendo da conversão do seu contato em determinado material, ou da informação pedida no seu formulário, você consegue segmentar melhor os seus potenciais clientes.
Avalie os seus resultados com a landing page e entenda em detalhes o que precisa ser melhorado a partir do que os indicadores estão dizendo.
E envie uma mensagem de agradecimento, as páginas de agradecimento, ou Thank You Pages, são o primeiro contato do usuário após se tornar um lead da sua empresa.
Elas são uma nova chance de realizar ofertas para os seus potenciais clientes:
oferecer outros materiais que tenham relação com o conteúdo da LP anterior;
levar o usuário de volta para o seu blog ou site;
ofertar logo os seus serviços ou produto, e promover o que nós chamamos de “levantada de mão”.
Todas essas possibilidades mantêm o visitante em contato com você, aumentando o seu potencial de engajamento e abrindo para a oportunidade de fechar o negócio.
Tal como o Copywriting, o Marketing de Conteúdo é uma prática antiga que ganhou uma nova roupagem após a popularização das estratégias de divulgação na internet.
Quando o Marketing de Conteúdo é adotado em uma empresa, o objetivo é atrair, cativar e educar o público-alvo por meio de conteúdos que sejam relevantes e que visem solucionar a dor de uma audiência específica. Construindo uma relação de longo prazo, é possível aumentar a rede de clientes e potenciais clientes do negócio.
Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo deixa para trás a velha publicidade invasiva para transformar empresas em verdadeiras educadoras. A venda passa ser uma consequência.
E a criação da estratégia para realizar tudo isso e muito mais, é muito importante para tornar a empresa referência em seu mercado, aumentar sua autoridade e passar a atrair novos clientes constantemente.
Continua…
POST133
Comments